5 Riscos Comuns Ao Comprar Equipamentos Usados
A indústria é um setor que demanda constante atualização das suas tecnologias e ao longo dos anos, é muito comum que as empresas modernizem o seu parque industrial, substituindo os equipamentos por outros mais novos e atualizados.
Porém, as máquinas substituídas, muitas vezes são equipamentos de boa qualidade, que quando realizados os devidos reparos, tornam-se novamente aptas para o uso industrial.
No blog de hoje, a Next Pack te conta os 5 riscos mais comuns na compra de equipamentos usados e como é possível evitá-los.
5 riscos comuns ao comprar equipamentos usados
Percebemos que muitas vezes, os clientes concretizam a compra baseado somente no preço e no que é dito por quem está vendendo, sem considerar que existem vários fatores a serem levados em conta na hora de escolher um equipamento usado.
Com isso é muito importante que o cliente pesquise informações para evitar correr riscos como:
1. Problemas relacionados ao fabricante
Um dos principais pontos a serem observados é a procedência do equipamento. Informações como a reputação do fabricante e a sua atual participação no mercado, são fundamentais para a compra de um equipamento confiável.
2. A robustez e o estado do equipamento
Um equipamento robusto é aquele projetado para suportar uma demanda forte de trabalho. Observar a robustez do equipamento é um detalhe importante que muitas vezes não sabemos como analisar na hora da compra, podendo fazer com que, o equipamento comprado não suporte a demanda que será empregada posteriormente.
3. Componentes utilizados e nível de manutenção
Os componentes de renome e tradição no mercado, quando utilizados na composição de partes importantes do equipamento, facilitam a tarefa de reposição futura e dão mais confiabilidade ao projeto. Conhecer a procedência da máquina é muito importante para definir a sua qualidade, que está ligada ao histórico de manutenção.
4. A necessidade de mão de obra especializada
Toda compra oferece riscos e quando estamos falando de um equipamento usado é preciso ter ainda mais atenção. Quando compramos um equipamento usado, dificilmente encontramos no mercado um que já esteja reformado e adaptado para a operação.
Um risco muito comum é não possuir uma mão de obra especializada e acabar tendo que contar com o fabricante da máquina, tornando o reparo muito mais caro e muitas vezes fazendo com que a compra se torne menos vantajosa financeiramente.
Caso não tenha acesso à mão de obra especializada no equipamento, é recomendado que você busque uma opção que já esteja pronta para o uso, reformada e revisada.
5. Buscar informações sobre o vendedor
Um equipamento usado, passa por processos de manutenção até chegar ao momento da venda. Obter informações sobre o vendedor, como foi feita a manutenção desse equipamento e da equipe que realiza esse trabalho, é um diferencial enorme.
A credibilidade do vendedor nesse momento é muito importante, pois dele sairão as informações a respeito da origem do equipamento, seu real estado, sua capacidade produtiva, o nível de manutenção aplicado no equipamento quando em produção, dentre outras especificidades.
A Next Pack possui uma equipe capacitada e pronta para atender a sua demanda. Possuímos inúmeras referências comerciais e prezamos por trabalhar de forma transparente, revisando, reformando e garantindo qualidade durante e após a sua compra.
Possuímos equipamentos à pronta entrega, com a possibilidade de serem testados e aprovados pelo cliente, viabilizando um baixo investimento em um equipamento de alta qualidade. Nosso foco é entregar satisfação e oferecer o melhor atendimento.
Antes de escolher um novo equipamento para o seu parque industrial, acesse nosso site e confira todas as nossas soluções.
Gostou desse post? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todos os conteúdos do universo industrial!